Linhas de Pesquisa

O projeto do CEOE contempla sete linhas de pesquisa substantiva e uma linha de pesquisa transversal, voltada para questões metodológicas.

1

Jurimetria e métodos quantitativos

Linha de pesquisa transversal

Tendo como coordenador o professor Marcelo Guedes Nunes (PUC/SP), a área transversal de jurimetria e métodos quantitativos tem como prioridade desenvolver e aplicar métodos quantitativos, atuando com as outras áreas substantivas do CEOE no desenvolvimento de estudos em regulação, concorrência, governança e políticas públicas. Entre as diversas abordagens quantitativas, a ênfase se dá em estatística computacional e jurimetria, empregando técnicas de web scraping, modelagem preditiva, além do trabalho com técnicas de análise de regressão com modelos paramétricos, semi-paramétricos e não paramétricos.

No desenvolvimento dessas abordagens, a linha de pesquisa faz uso intensivo de pacotes na linguagem de programação R e painéis interativos, formatação de dados não estruturados como textos de decisões judiciais utilizando técnicas estatística e inteligência artificial, como processamento de linguagem natural (NLP).

2

Cartéis: danos, sanções e reparações

Tendo como coordenadores os professores José Francisco Siqueira Neto e Marcelo Guedes Nunes, a linha de pesquisa procura criar ferramentas que ajudem na identificação de cartéis, na quantificação dos danos provocados por sua atuação e na fixação de critérios para a quantificação de sanções e reparações. Estão sendo realizados estudos teóricos e empíricos, quantitativos e qualitativos, de casos de investigação e persecução administrativa e criminal de cartéis, escolhidos com rigorosos critérios estatísticos e em acordo de cooperação técnica com o CADE.

3

Regulação e concorrência

Tendo como coordenador o professor Caio Fernando Fontana, a linha de pesquisa examina as relações entre concorrência, competitividade e regulação, definindo-se o foco inicial nas áreas de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos. Adicionalmente nas áreas de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos, além das questões de regulação e concorrência, devem ser endereçadas questões relacionadas ao planejamento (em especial os planos de saneamento e de gestão de resíduos nos três níveis de governo) e o desenvolvimento de soluções inovadoras para pequenos municípios.

4

Comércio internacional, propriedade Intelectual e financiamento à saúde

Tendo como coordenadores os professores Jair Ribeiro Chagas e Paulo Schor (Área de Inovação e Fármacos) e André Roncaglia de Carvalho (Área de concorrência, inovação e desigualdade), a linha procura estimar o impacto das patentes, segredos industriais e outros aspectos do Direito da Concorrência e da Organização Industrial sobre a inovação na área de produção de fármacos, em especial para vacinas. Adicionalmente, planeja-se pesquisar o impacto de restrições de financiamento sobre investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento, além de outros aspectos relativos ao financiamento da inovação e da sáude.

5

Governança

Tendo como coordenadora a professora Marina Mitiyo Yamamoto, a linha analisa as mudanças na natureza e papel do Estado após as reformas no setor público nas décadas de 1980 e 1990. Busca também identificar padrões de regulamentação que surgem quando o Estado depende de outros agentes, como em parcerias público-privadas e regulação de atividades econômicas. Inclui, por fim, a análise dos padrões de governança em empresas, ou seja, os sistemas, instituições e normas pelos quais as corporações são administradas e supervisionadas, conhecidos como governança corporativa.

A avaliação destes aspectos de governança também deve ser feita de forma associada à produção de regulações por parte do Estado. A aferição do impacto da regulação sobre a governança e sobre os resultados de políticas públicas enfrenta muitos desafios, e a linha de pesquisa pretende avançar as estratégias empíricas para sua aferição.

6

Políticas públicas

Com a co-coordenação das professoras Emília Inoue Sato (Doenças Autoimunes e Envelhecimento),  Janine Schirmer (Cuidado e Envelhecimento) e do professor Leandro Fornias Machado de Rezende (Área de Burden of Disease), a linha de pesquisa desenvolve modelos capazes de estimar o impacto econômico e social de doenças não transmissíveis, da mudança demográfica e envelhecimento da população e os impactos sobre sistema de saúde. A linha de pesquisa também examina questões relacionadas às políticas públicas de forma geral, procurando a quantificação e o estabelecimento de relações de causalidade entre os resultados de políticas públicas e fatores como a estrutura e instrumentos jurídicos empregados, as formas de coordenação entre entes federativos e setores da sociedade e formas de governança na gestão destas políticas, entre outras.

7

Epidemiologia e economia da saúde

Tendo como coordenadores os professores Leandro Fornias Machado de Rezende (área de Epidemiologia), Diogo de Prince Mendonça (Área de Macroeconomia e Política Fiscal) e  Danilo Braun Santos (Área de Mercado de Trabalho, Desigualdade e Big Data), a linha de pesquisa tem como prioridade desenvolver estudos, análises e investigações relacionadas às políticas públicas de saúde e seus impactos em desfechos diretos e indiretos na população. Os dois eixos temáticos que compõe essa área abrangem: (i) a carga econômica, social e epidemiológica das doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco, e (ii) o impacto das medidas de restrição ao porte de armas e do direito de legítima defesa sobre o aumento de violência e criminalidade, além de outros estudos em economia do crime. Para ambos os eixos temáticos, sínteses das evidências científicas por meio de revisões sistemáticas da literatura e análises empíricas, tanto por análise quantitativa de bancos de dados (econométricas e jurimétricas) como por modelos de simulação.

8

Economia narrativa

A linha de pesquisa de Economia Narrativa tem como foco inicial os temas da polarização política e da propagação de informações em redes sociais, a partir de modelos de propagação em rede e teorias como a polarização efetiva como aquelas examinadas, por exemplo, pelo Polarization Research Lab da Annenberg School for Communication (Pennsylvania University) e pelo Network Dynamics Group, da mesma universidade, em projetos liderados, respectivamente, pelos professores Yphtach Lelkes e Damon Centola.